Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O CONCEITO PAGÃO DA IMORTALIDADE DA ALMA IMBUÍDO NA HERESIA ANTITRINITARIANA


A Bíblia é absolutamente clara sobre a relação que existe entre ESPÍRITO e ALMA: a "alma", que é sinónimo de "vida", só existe quando o "espírito" está associado a um corpo.
Na Criação, Deus criou o primeiro ser humano (Adão) da seguinte forma: "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra [isto é, formou um CORPO] e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida [ou ESPÍRITO], e o homem passou a ser ALMA VIVENTE." (Génesis 2:7; ARA). Poderemos assim "traduzir" o conteúdo deste versículo na seguinte fórmula matemática: CORPO + ESPÍRITO = ALMA.

No momento da morte, "o pó [volta] à terra, como o era, e o espírito (fôlego de vida) [volta] a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7). Deste modo, a fórmula da vida (CORPO + ESPÍRITO = ALMA) fica assim convertida:
CORPO + 0 = CORPO.

Segundo esta fórmula da morte, o que aconteceu à alma? Simplesmente deixou de existir! Uma definição bíblica de morte pode, então, ser esta: MORTE = AUSÊNCIA DE ESPÍRITO.
Permitam-me fazer aqui uma analogia:
LÂMPADA + ELETRICIDADE = LUZ

Assim como uma LÂMPADA é um corpo tão físico e palpável como o nosso CORPO FÍSICO, e a ELETRICIDADE é algo tão invisível como o nosso ESPÍRITO, a LUZ é algo tão visível mas ao mesmo tempo tão imaterial como é a ALMA (VIDA HUMANA).

Quando a ELETRICIDADE deixa de se "associar a" (isto é, deixa de percorrer o filamento de) uma LÂMPADA, para onde vai a LUZ? Para a central elétrica, para o espaço, onde fica "a pairar"? Claro que não, e isto porque, quando a eletricidade deixa de estar "associada" a uma lâmpada, a LUZ simplesmente deixa de existir! Da mesma forma, quando o ESPÍRITO deixa de estar associado a um CORPO, para onde vai a ALMA? Para Deus, fica a "pairar" por aí? Claro que não, e isto porque, quando o espírito deixa de estar associado a um corpo, a ALMA simplesmente deixa de existir!

O texto bíblico de Génesis 2:7 é suficientemente claro ao nos informar que o homem passou a SER (não a TER!) uma alma vivente. Por conseguinte, A VIDA RESULTA DE UMA UNIÃO INDISSOLÚVEL (repito: INDISSOLÚVEL) ENTRE CORPO E ESPÍRITO: se o espírito (fôlego de vida) está presente num corpo, há vida; se o espírito (fôlego de vida) se retira de um corpo, o corpo fica morto e a alma simplesmente deixa de existir, isto é, não há vida! Assim sendo, NÃO EXISTE a possibilidade da existência de uma alma sem a ligação entre o espírito e o corpo. Os seguintes textos bíblicos ajudam a clarificar o que acaba de ser dito:

"E apedrejaram a Estêvão que, em invocação, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu ESPÍRITO, e, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, ADORMECEU." (Atos 7:59-60). Por outras palavras, quando o espírito (fôlego de vida) saiu de Estêvão, este, simplesmente, adormeceu (morreu).

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito (fôlego de vida)." (Mateus 27:50; ARA) E o que aconteceu ao próprio Senhor Jesus Cristo quando Ele entregou o Seu espírito (ao Pai)? Morreu!

E o que acontece quando o espírito (fôlego de vida) volta a um corpo morto? O corpo revive: "E riam-se dEle, sabendo que estava morta [a filha de Jairo]. Mas Ele, pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E O SEU ESPÍRITO VOLTOU, e ela logo se levantou;" (Lucas 8:53-55; minha ênfase em maiúsculas).

RESUMINDO: "Porque, assim como O CORPO, SEM O ESPÍRITO, ESTÁ MORTO, assim, também, a fé, sem obras, é morta." (Tiago 2:26; minha ênfase em maiúsculas).

Qual é o CONCEITO PAGÃO sobre a alma e o espírito? Confunde-se, frequentemente, a alma com o espírito, e, pior do que tudo, ACREDITA-SE QUE A ALMA É IMORTAL, quando a Bíblia claramente afirma que A ALMA MORRE, logo, É MORTAL (ver: Ezequiel 18:4, 20). Ou seja, no conceito pagão, aceita-se a ideia de que, quando alguém morre, o que morre é apenas o corpo, pois que, sendo a alma imortal, logo ela (a alma, ou o espírito, que, repito, é frequentemente confundido com a alma) continuará a viver fora do corpo! O que é TOTALMENTE CONTRÁRIO ao conceito bíblico, como vimos!

Ora é precisamente este CONCEITO PAGÃO DA IMORTALIDADE DA ALMA que está imbuído no cerne da heresia antitrinitariana, ao afirmar que o Espírito Santo é o espírito do Pai ou o espírito do Filho. Ou seja, acredita-se que o espírito (do Pai ou do Filho) pode sair dEles e vir aqui a esta terra!!! Amigos, isto é PAGANISMO PURO!

E não fosse o assunto tão SÉRIO, certamente que seria CARICATO, pois os que denunciam a doutrina bíblica da Trindade (por reconhecer a personalidade e a divindade do Espírito Santo) como sendo de origem pagã, são eles mesmos que... defendem conceitos de origem pagã! Como o diabo consegue enganar tão subtilmente essas "pobres almas"! Para esses só posso acrescentar mais isto: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5:20).

( Fonte )

TEMPOS ATRIBULADOS

Exceptuando um período bem crítico que vivi no final da minha adolescência, em grande parte (vim depois a reconhecer), devido ao "lixo" que alguns professores do Ensino Secundário (de ideologia ateia e comunista), me "meteram pela goela abaixo", sobretudo com a ideologia religiosa (sim, religiosa!) do evolucionismo, e que me levou a colocar em causa a existência de Deus (Deus seja louvado porque tal crise terminou quando, em resposta a uma oração angustiada, compreendi e finalmente aceitei de todo o meu coração a EXISTÊNCIA DE DEUS, a qual nunca mais voltei a colocar em causa! - que sempre reconheci QUEM JESUS CRISTO REALMENTE É.

Contudo, à medida que o tempo decorre, cada vez encontro mais e mais razões para acreditar na Sua inquestionável DIVINDADE!

E muitas dessas razões têm a ver com aquilo que Ele previu que iria acontecer - muitas dessas previsões já se realizaram e outras estão, AINDA, a acontecer... COM UMA PRECISÃO MATEMÁTICA! Olhem, por exemplo, para esta previsão:
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas, E NA TERRA ANGÚSTIA DAS NAÇÕES, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de TERROR, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto AS VIRTUDES DO CÉU SERÃO ABALADAS. E então verão vir o Filho do homem, numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima, e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lucas 21:25-28; minha ênfase em maiúsculas).

Estamos nós a viver, HOJE, tempos de "angústia entre as nações" (ARA)? Qual é a nação, à face deste planeta terra, que não viva algum tipo de angústia? NENHUMA! Mas, por quem são constituídas as nações? Por pessoas, certo? E se as nações estão em "angústia", o que é que isto significa? Significa, obviamente, que os habitantes que constituem essas nações... VIVEM EM ANGÚSTIA! E vivem em tal angústia que - prosseguiu Jesus - algumas dessas pessoas até "[desmaiam] de terror"! As palavras que Jesus aqui utilizou têm um sentido bem lato, contudo, não menos claro, para descrever a CONDIÇÃO MENTAL da maioria das pessoas que habitam neste planeta, e isto pouco tempo ANTES de verem "vir o Filho do homem, numa nuvem, com poder e grande glória".

Recentemente, mais propriamente de 9 a 13 do passado mês de julho, realizou-se, em Loma Linda, Califórnia (EUA), a 3ª Conferência Global sobre Saúde e Estilo de Vida. Na introdução desse evento, que reuniu participantes de vários países do mundo (incluindo Portugal), o Dr. Peter Landless, diretor do Departamento de Saúde e Temperança da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, certamente baseado em factos devidamente repertoriados (como este: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3516018/) referiu que o grande flagelo que atualmente aflige a humanidade, mais do que qualquer outro, é a DEPRESSÃO. Contra factos não há argumentos, e o que é facto é que a chamada DEPRESSÃO é, hoje, O PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NÚMERO UM, NO MUNDO INTEIRO.

Chamem-lhe "DEPRESSÃO" ou o que quiserem! Uma coisa é certa: os nossos concidadãos, que compõem as "NAÇÕES" deste mundo, vivem hoje, e cada vez mais, "EM PERPLEXIDADE", em "ANGÚSTIA", angústia essa que pode mesmo chegar ao "TERROR"! Que "quadro" dantesco, este que Jesus nos "pintou" sobre a condição (mental) do mundo antes do Seu aparecimento "com poder e grande glória"!

No entanto, nem tudo é negativo nesse "quadro"! Aos Seus filhos, isto é, aos Seus fiéis, Jesus RECOMENDOU QUE LEVANTASSEM (OU ERGUESSEM) AS SUAS CABEÇAS! Não é altura para estarmos cabisbaixos (isto é, de cabeça para baixo), mas é, sim, altura para LEVANTAR AS NOSSAS CABEÇAS, querendo com isso indicar que, não devemos manifestar A MESMA angústia que o mundo em geral manifesta (porque sofre, de facto, essa angústia)! E QUAL A RAZÃO PRINCIPAL pela qual não devemos ter A MESMA angústia de que o mundo padece? Resposta do nosso SENHOR: "PORQUE A VOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA"!

Se não houvesse mais nenhuma razão pela qual valesse a pena ser crente e seguidor de JESUS CRISTO, esta já bastava (e "sobejava"!). Por esta razão, mais do que nunca, quero afirmar, alto e bom som, que não posso nem consigo ter outra opção de vida, que não seja a de ser um CRISTÃO, e um CRISTÃO ADVENTISTA, que aguarda a breve vinda do meu Criador, Salvador e Senhor! Maranata!

( Fonte )

O ESTADO MENTAL DO NOSSO MUNDO

Esta (https://sol.sapo.pt/…/mulher-afoga-os-filhos-de-23-meses-pa…) e outras notícias semelhantes a esta, são um claro indício do estado mental do nosso mundo! Claro que, muitas pessoas, ao lerem uma notícia como esta (ainda) sentem uma profunda indignação, quer contra a mãe que pôde matar os seus filhos gémeos, quer contra o marido que abandonou a esposa, quer contra ambos. E a esmagadora maioria sentirá, certamente, a crueldade que foi o assassinato de crianças em tão tenra idade!

Como podem horrores iguais ou semelhantes a este estarem a acontecer, e a uma frequência crescente, no nosso mundo (quase independentemente da sociedade na qual são praticados)?

Quão bom seria se a maioria dos nossos concidadãos simplesmente pudesse tomar consciência de um GRANDE FACTO, a saber, o facto de que ESTE MUNDO É PALCO DE UM GRANDE CONFLITO entre as forças sobrenaturais do Bem (lideradas por JESUS CRISTO) e as forças sobrenaturais do mal (lideradas por satanás, o diabo ou o demónio). E o campo de batalha desse GRANDE CONFLITO é, nada mais, nada menos, do que a MENTE de cada um de nós! E quão bom seria, igualmente, que cada um pudesse tomar consciência de que as ESCOLHAS que, individualmente, fazemos, DETERMINAM, em absoluto, se serão as forças do Bem ou, antes, as forças do mal, que exercerão a INFLUÊNCIA DOMINANTE sobre a nossa mente!

A nossa sociedade está à beira de uma catástrofe, ou melhor, de uma hecatombe de proporções nunca antes vista na história da humanidade, com exceção para o período da História em que ocorreu o dilúvio universal. O próprio Senhor Jesus Cristo estabeleceu um PARALELISMO entre o período histórico que antecedeu o dilúvio e o período histórico que antecederá a Sua segunda vinda: "Porquanto, ASSIM COMO, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. E não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, ASSIM SERÁ, TAMBÉM, a vinda do Filho do homem." (Mateus 24:37-39; minha ênfase em maiúsculas).

Para a nossa mente poder estar sob a influência das forças do Bem, que têm mais força e poder do que as forças do mal, temos, necessariamente, que nos SUBMETER HUMILDEMENTE ao domínio dessas forças do Bem: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7).
Mas alguém dirá: mas eu NÃO QUERO submeter-me a nenhum poder exterior a mim! Nesse caso você estará - pelo menos, aparentemente - SOZINHO, neste campo de batalha universal. Mas, na realidade, não estará sozinho, pois que, quando alguém não se submete, VOLUNTARIAMENTE, a Deus, na Pessoa de JESUS CRISTO, as forças do mal encarregar-se-ão de o/a tomar como presa, visto essas forças demoníacas desrespeitarem, por completo, a sua liberdade de escolha! Jesus foi muito claro ao afirmar que "quem não é comigo é contra Mim" (Mateus 12:30 e Lucas 11:23). Por conseguinte, prezado/a amigo/a, não existem três, quatro, ou mais opções, mas APENAS DUAS:

- ou estamos do lado de Deus - o que IMPLICA, NECESSARIAMENTE, estarmos do lado da Sua Vontade, revelada na Sua santa Lei, os Dez Mandamentos, e aí teremos "vida", e vida "com abundância" (João 10:10), a saber, "vida eterna" (1 João 2:25);

- ou então estaremos do lado de satanás, e ele "não vem senão a roubar, a matar e a destruir" (João 10:10).

"HOJE, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações." (Hebreus 4:7).

( Fonte )