Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O CONCEITO PAGÃO DA IMORTALIDADE DA ALMA IMBUÍDO NA HERESIA ANTITRINITARIANA


A Bíblia é absolutamente clara sobre a relação que existe entre ESPÍRITO e ALMA: a "alma", que é sinónimo de "vida", só existe quando o "espírito" está associado a um corpo.
Na Criação, Deus criou o primeiro ser humano (Adão) da seguinte forma: "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra [isto é, formou um CORPO] e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida [ou ESPÍRITO], e o homem passou a ser ALMA VIVENTE." (Génesis 2:7; ARA). Poderemos assim "traduzir" o conteúdo deste versículo na seguinte fórmula matemática: CORPO + ESPÍRITO = ALMA.

No momento da morte, "o pó [volta] à terra, como o era, e o espírito (fôlego de vida) [volta] a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7). Deste modo, a fórmula da vida (CORPO + ESPÍRITO = ALMA) fica assim convertida:
CORPO + 0 = CORPO.

Segundo esta fórmula da morte, o que aconteceu à alma? Simplesmente deixou de existir! Uma definição bíblica de morte pode, então, ser esta: MORTE = AUSÊNCIA DE ESPÍRITO.
Permitam-me fazer aqui uma analogia:
LÂMPADA + ELETRICIDADE = LUZ

Assim como uma LÂMPADA é um corpo tão físico e palpável como o nosso CORPO FÍSICO, e a ELETRICIDADE é algo tão invisível como o nosso ESPÍRITO, a LUZ é algo tão visível mas ao mesmo tempo tão imaterial como é a ALMA (VIDA HUMANA).

Quando a ELETRICIDADE deixa de se "associar a" (isto é, deixa de percorrer o filamento de) uma LÂMPADA, para onde vai a LUZ? Para a central elétrica, para o espaço, onde fica "a pairar"? Claro que não, e isto porque, quando a eletricidade deixa de estar "associada" a uma lâmpada, a LUZ simplesmente deixa de existir! Da mesma forma, quando o ESPÍRITO deixa de estar associado a um CORPO, para onde vai a ALMA? Para Deus, fica a "pairar" por aí? Claro que não, e isto porque, quando o espírito deixa de estar associado a um corpo, a ALMA simplesmente deixa de existir!

O texto bíblico de Génesis 2:7 é suficientemente claro ao nos informar que o homem passou a SER (não a TER!) uma alma vivente. Por conseguinte, A VIDA RESULTA DE UMA UNIÃO INDISSOLÚVEL (repito: INDISSOLÚVEL) ENTRE CORPO E ESPÍRITO: se o espírito (fôlego de vida) está presente num corpo, há vida; se o espírito (fôlego de vida) se retira de um corpo, o corpo fica morto e a alma simplesmente deixa de existir, isto é, não há vida! Assim sendo, NÃO EXISTE a possibilidade da existência de uma alma sem a ligação entre o espírito e o corpo. Os seguintes textos bíblicos ajudam a clarificar o que acaba de ser dito:

"E apedrejaram a Estêvão que, em invocação, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu ESPÍRITO, e, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, ADORMECEU." (Atos 7:59-60). Por outras palavras, quando o espírito (fôlego de vida) saiu de Estêvão, este, simplesmente, adormeceu (morreu).

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito (fôlego de vida)." (Mateus 27:50; ARA) E o que aconteceu ao próprio Senhor Jesus Cristo quando Ele entregou o Seu espírito (ao Pai)? Morreu!

E o que acontece quando o espírito (fôlego de vida) volta a um corpo morto? O corpo revive: "E riam-se dEle, sabendo que estava morta [a filha de Jairo]. Mas Ele, pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E O SEU ESPÍRITO VOLTOU, e ela logo se levantou;" (Lucas 8:53-55; minha ênfase em maiúsculas).

RESUMINDO: "Porque, assim como O CORPO, SEM O ESPÍRITO, ESTÁ MORTO, assim, também, a fé, sem obras, é morta." (Tiago 2:26; minha ênfase em maiúsculas).

Qual é o CONCEITO PAGÃO sobre a alma e o espírito? Confunde-se, frequentemente, a alma com o espírito, e, pior do que tudo, ACREDITA-SE QUE A ALMA É IMORTAL, quando a Bíblia claramente afirma que A ALMA MORRE, logo, É MORTAL (ver: Ezequiel 18:4, 20). Ou seja, no conceito pagão, aceita-se a ideia de que, quando alguém morre, o que morre é apenas o corpo, pois que, sendo a alma imortal, logo ela (a alma, ou o espírito, que, repito, é frequentemente confundido com a alma) continuará a viver fora do corpo! O que é TOTALMENTE CONTRÁRIO ao conceito bíblico, como vimos!

Ora é precisamente este CONCEITO PAGÃO DA IMORTALIDADE DA ALMA que está imbuído no cerne da heresia antitrinitariana, ao afirmar que o Espírito Santo é o espírito do Pai ou o espírito do Filho. Ou seja, acredita-se que o espírito (do Pai ou do Filho) pode sair dEles e vir aqui a esta terra!!! Amigos, isto é PAGANISMO PURO!

E não fosse o assunto tão SÉRIO, certamente que seria CARICATO, pois os que denunciam a doutrina bíblica da Trindade (por reconhecer a personalidade e a divindade do Espírito Santo) como sendo de origem pagã, são eles mesmos que... defendem conceitos de origem pagã! Como o diabo consegue enganar tão subtilmente essas "pobres almas"! Para esses só posso acrescentar mais isto: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5:20).

( Fonte )

Sem comentários:

Enviar um comentário