Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

É O ESPÍRITO SANTO REALMENTE DIVINO?


Sendo que as Sagradas Escrituras afirmam a PLENA DIVINDADE DE JESUS CRISTO (ver meu post anterior), uma pergunta igualmente importante e mesmo crucial é esta: é o Espírito Santo REALMENTE divino?

Antes de deixar esta terra, Jesus disse o seguinte:
"E EU rogarei ao PAI, e ELE vos dará OUTRO consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14:16; minha ênfase em maiúsculas)

Creio não haver ninguém (mais ou menos instruído, analfabeto ou não) que não entenda o que a palavra portuguesa "outro" significa. Contudo, na língua grega (em que o Novo Testamento foi escrito), a palavra que foi traduzida para português por "outro", é a palavra "allos", que tem, porventura, um significado ainda mais profundo e amplo que a própria palavra portuguesa tem. De facto, a palavra "allos" significa algo (pessoa ou objeto) DIFERENTE na identidade ou personalidade, mas IGUAL na natureza ou qualidade.

Por que razão Cristo utilizou a palavra "consolador"? Porque essa palavra se refere a Ele mesmo: "Havia em Jerusalém um homem, cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando A CONSOLAÇÃO DE ISRAEL; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto O CRISTO DO SENHOR." (Lucas 2:25-26; minha ênfase em maiúsculas). Fica, então, claro, QUEM era "a CONSOLAÇÃO DE ISRAEL" que Simeão esperava? O próprio texto o afirma: a "CONSOLAÇÃO DE ISRAEL" era "O CRISTO DO SENHOR".

Assim sendo, quando Jesus, que é uma Pessoa diferente do Pai, porque o Pai está no Céu e Ele, Jesus, está na Terra, roga ao Pai para que Este dê OUTRO Consolador (para além dEle, Jesus, que já é um Consolador), isso só pode significar uma coisa: Jesus está aqui a referir-se a Alguém, diferente dEle e do Pai, contudo, da mesma natureza, essência ou qualidade. E QUAL era a natureza de Jesus? Jesus era Divino (e também humano, porque encarnou), logo, ao prometer OUTRO Consolador, Jesus só pode estar a referir-se a Alguém que, embora tivesse uma personalidade diferente dEle mesmo, era alguém com os mesmos atributos, a mesma natureza, a mesma essência e a mesma qualidade dEle mesmo, Jesus!

Várias têm sido as objeções que se têm levantado à divindade do Espírito Santo! Comecei a ter contacto com essas objeções quando ainda era um jovem e falava com alguns membros da "Sociedade da Torre de Vigia" (as chamadas "Testemunhas de ..."). Mal sabia eu que, (muitos) anos mais tarde, eu iria encontrar essas (e outras) objeções... dentro da minha própria Igreja (!), o que me deixou e ainda deixa TOTALMENTE ESTUPEFACTO! Também, sob alguma dor, já aprendi que é TOTALMENTE INÚTIL argumentar com aqueles que acreditam que o Espírito Santo não é uma Pessoa Divina! E eu penso ter descoberto a razão pela qual é inútil argumentar com essas pessoas: se alguém nega a divindade do Espírito Santo, não será isso uma blasfémia contra o Espírito Santo? E não fez Jesus uma CLARA DISTINÇÃO entre "alguma palavra contra o Filho do homem" e o "falar contra o Espírito Santo" (Mateus 12:32)? Se o Espírito Santo é o espírito de Jesus - como alguns alegam que é! - então pecar contra Cristo ou contra o Seu Espírito seria a mesma coisa! MAS NÃO É! E por que razão não é? PORQUE JESUS E O ESPÍRITO SANTO NÃO SÃO A MESMA PESSOA! Claríssimo como água cristalina!

É absolutamente TRISTE e MUITO DOLOROSO ver pessoas que se dizem identificar com o povo remanescente do SENHOR, e, contudo, ousarem BLASFEMAR contra o Espírito Santo! Numa altura em que, como povo de Deus, mais necessitamos do poder do Espírito Santo sobre nós como nunca, eis que alguns passam o seu tempo a TENTAR CONVENCER OUTROS de que o Espírito Santo não é Deus e, pior do que isso, a afirmarem "a pés juntos" que a doutrina bíblica da Trindade é de origem pagã! Muito sinceramente, NÃO AUGURO um futuro brilhante para essas pessoas, porque creio que elas, mesmo sem disso terem consciência, estão a caminhar... para a sua destruição eterna! Quero respeitar essas pessoas, tanto mais que a Palavra de Deus me encoraja e incita a, tanto quanto depender de mim, a viver em paz "com todos os homens" (Romanos 12:18), mas É SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL eu poder estar em sintonia com tais pessoas: "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3).

Não estou a escrever este artigo para esses, mas sim para aqueles que (ainda) aceitam aquilo que a profetisa para estes últimos dias aceitou (ver este meu post: https://www.facebook.com/paulomanuel.nobrecordeiro/posts/118413489422743). Mantenham-se firmes na Verdade bíblica, queridos Irmãos, e não se deixem levar por muitos falsos profetas que "vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" (Mateus 7:15)!

( Fonte )

Sem comentários:

Enviar um comentário