Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Sábado (o dia que Deus escreveu)

domingo vs Sábado (o dia que Deus escreveu)


O chamado Édito de Constantino foi uma lei do imperador romano Constantino, proclamada em 7 de março de 321 d.C.. O seu texto dizia:
Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu[1]

No entanto, o culto ao Sol Invicto ainda permaneceria em Roma (assim como o uso da denominação dies Solis), até a promulgação do célebre édito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, quando o imperador Teodósio I, estabeleceu que a única religião de Estado seria o cristianismo de Niceia e baniu qualquer outro culto. Assim, em 3 de novembro de 383, o dies Solis passou a ser denominado oficialmente dies dominica (Dia do Senhor) em todo o Império Romano. No entanto, a denominação pagã, alusiva ao Sol, foi preservada, tanto em inglês (Sunday) como em alemão (Sonntag) e demais línguas germânicas. [10]
via anglo-saxonica a palavra dominic é representativa do malogro que encerra a palavra doninica ( homem que domina - traduzido por "senhor" ) originou o aparecimento de apelidos dos quais se destaca os principais e comummente dos mais usados actualmente como Nick, Dom e Domi.

o porquê dies dominica (Dia do Senhor - dia do homem que domina)?
A palavra (dominica ) "Senhor (do original - homem que domina)" no dicionário está definida da seguinte forma:
se.nhor - səˈɲor
nome masculino
1.título de cortesia dado ao homem
2.tratamento de cerimónia dado ao homem com quem se fala ou a quem se escreve, podendo, ou não, ser seguido pelo nome próprio, apelido, título académico, etc.
3.homem distinto, merecedor de consideração
4.designação genérica atribuível a qualquer homem adulto; homem indeterminado, cujo nome não se cita
5.indivíduo que tem título(s) de nobreza; fidalgo
6.título honorífico dado aos monarcas
7.HISTÓRIA na época feudal, nobre possuidor de feudo; aquele que tem domínio sobre vassalos ou criados a que paga soldada
8.HISTÓRIA proprietário de escravo(s), em relação a este(s)
9.dono; possuidor; proprietário; patrão
10.figurado pessoa ou entidade que governa determinado âmbito; aquele que exerce domínio ou influência sobre algo ou alguém

desta forma o nome da pessoa responsável pela obrigatoriedade da observância do domingo foi omitido e bem aproveitado cúria romana sob pena de morte

a forma de mencionar o dies dominica ( dia do senhor - dia do homem que domina ) dia imposto pelo homem com autoridade, o dia do senhor dono; possuidor; proprietário; patrão etc. foi subvertido pela cúria romana até aos dias de hoje sob pretexto de ser o dia comemorativo da ressurreição e nada tem a ver com o quarto mandamento da Lei de Deus que claramente declara:
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."( Êxodo 20:8-11 ).

Uma coisa é certa "“Podeis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras obrigam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos”. disse O Cardeal Gibbons, famoso defensor da autoridade da igreja, diz em The Faith of Our Fathers de 1917, págs. 72 e 73

A questão que naturalmente surge é: “Quem autorizou a santificação do domingo?”
Num livrete doutrinário, publicado pela Editora Vozes (católica), há a seguinte resposta: “A única autorização directa para a obrigação do domingo é a da Igreja Católica;"(Pe. Dr. L. Rumble).
A profecia é clara e agora bem compreendida
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo." ( Daniel 7:25 ), Deus nunca falha, basta estar atento aos acontecimentos.

A quem em consciência importa obedecer? ao dies dominica (corrupto) imposto pelo "senhor" homem que domina ou ao "lembra-te" voluntário escrito e selado pelo dedo de Deus?

Os povos que veneravam o Sol
Como outros fenómenos naturais, o Sol foi venerado em várias culturas ao longo da história da humanidade. A palavra Sun, que significa Sol, está na origem da palavra domingo em vários idiomas: Sunday (sun – sol, day – dia) significa domingo em inglês; Sonntag (sonne – sol, tag – dia) significa domingo em alemão.
Há muito tempo atrás, alguns povos começaram a perceber que o sol era muito importante para as suas vidas, animais, vegetações, e também para as plantações. Graças a essas observações, começaram a adorar o Sol e a encará-lo como divindade. Essa crença de que a estrela solar era um deus, deu origem a cultos em religiões e mitologias.
O Sol era considerado uma poderosa divindade em determinadas culturas nas mais variadas partes do mundo. Entre os caldeus era chamado de Bel ou Bal; os sírios apelidavam-no de Elagabal; os persas davam-lhe o nome de Mitra; os egípcios de Osíris; os fenícios de Adónis; os gregos Hélios ou Febo; o romanos, por sua vez, veneravam-no como o Sol Invictus. Para os povos da América do Sul, como os incas e os astecas, o Sol era a divindade suprema.
Na Bíblia encontram-se algumas citações relativas ao culto do Sol: “E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.” (Ezequiel - 6:4)
“E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol” (Ezequiel - 8:16).

A Saudação do Sol

Na Índia ainda hoje se reverencia o Sol através de uma prática que dá pelo nome de Surya Namaskara que significa Saudação do Sol. Surya significa Sol em Sânscrito (língua falada na antiga Índia), Namaskara representa um gesto ou uma palavra de cumprimento ou de saudação.
Há quem diga que esta é uma prática muito antiga que remonta aos tempos em que os povos veneravam o Sol e lhe prestavam culto através de rituais específicos. Na antiga índia o Sol era venerado diariamente por ser considerado um símbolo poderoso de consciência espiritual.
A cúria romana fará tudo o que tiver ao seu alcance e usará de todos os meios disponíveis tal como no passado para impor o dia do sol, como dia de descanso sobre a terra e usará de variadíssimos argumentos qual deles o mais absurdo incluindo o de impacto ambiental.

Deus quando criou o universo deu a cada astro um ciclo próprio, cientificamente é conhecido isto, a terra tem também o seu próprio ciclo de sete dias, toda a vida na terra é baseada nesse ciclo, nesse fundamento, não respeitando este ciclo da criação a terra adoece por falta de enquadramento e seca, o que Deus criou é perfeito, nenhum homem tem autoridade para desautorizar Deus, quanto mais rebeldes maiores as consequências até a medida ficar cheia então Deus voltará para por térmito.

Sem comentários:

Enviar um comentário